22 de nov. de 2013

Mimimi sobre câmeras...

O dia todo, todo dia ouço mimimi sobre câmeras. Mimimi. E mimimis contraditórios, aliás.
O mesmo "fotógrafo" que diz "um bom fotógrafo não é escravo de sua câmera" diz "você não é fotógrafo porque não tem uma câmera de dezenove mil dólares". Engraçados, esses caras.

Eu vejo essa balela besta na internet o tempo todo. O nome dessa imagem é:

Kind of People Who Think Are Photographers.




"Pessoas que acham que são fotógrafos" - "Fotógrafos de verdade", "Adolescentes com uma nikon".


wow, a Nikon..não é uma das maiores fabricantes de câmeras fotográficas do mundo? Uma das melhores? A melhor? Parece que no mundo existe a guerra Canon x Nikon; acho que existe mesmo, e eu sou mais Nikon.

Quanto ao "Teenagers with a Nikon" (adolescentes com uma Nikon), os caretas dizem isso porque temem os talentos natos. Sem falar da avançadíssima tecnologia da marca. 

Falei tudo isso para chegar no meu ponto; há preconceito até dentro dos fotógrafos, artistas,"Nikoneers". Os preconceituosos acreditam que sua câmera caríssima é milhões de vezes melhor que a mais barata (da mesma marca). É melhor? Pode ser. Mas a mais barata é ruim? Na-ah.
Eu ganhei uma câmera Coolpix L120 da Nikon num incrível natal, como presente. Foi como um sonho. O engraçado é que eu, no meu entusiasmo, mostrei a todos o meu novo presente.
Amigos fotógrafos: Potz, cara, mal aí, mas "cê" não vai muito longe com essa parada aí, nem suporta uma cinquentinha. Não tem entrada para flash externo. Mal aí, cara, 'ssa para aí é péssima, é só pá quem é noob, só pá brincá.
Eu acreditei por um segundo neles. Felizmente, tenho argumento para dizer: Essa câmera é sim muito boa. Melhor que muitas outras. Adoro, e não vou mudar de opinião. 

Eis umas fotos [minhas] tiradas com a "baratinha" Nikon Coolpix L120, com 14MP. Ganhei com 14 anos. Uia.




Já que está no gancho, fotos [minhas] tiradas "apenas" com uma Panasonic DMC-FX30 com 10MP - eu tinha 13 anos.






 E, para finalizar, uma "simplória" Panasonic DMC-LS80, com 7MP. Eu tinha 11 anos. Caramba.






Concluamos. "Baratinha". "Apenas". "Simplória". Simplezinha, aquelazinha, uminha, uma lá... Esses adjetivos pejorativos maldosos [que eu discordo, é CLARO!] dados por "fotógrafozinhos" que acham que uma hiper máquina é o que há. Aliás, eu não desprezo super máquinas, não. Eu ainda terei uma. Mas não é pré-requisito. Aliás, SORTE, CÂMERA, TALENTO, DOM... Essas palavras me irritam. Eu não tiro fotos por sorte, minha câmera não tem 50MP e lentes mais caras que um carro, eu não "nasci com isso"... É prática, é estudo. Eu estudo desde pequeníssima. É paixão, dedicação - isso é que mostra a evolução. 

Além disso, eu tenho real amor por essas câmeras, que posso dizer, ganhei de presente. Elas, além de tudo isso, representam as pessoas mais importantes da minha vida. Não aceito que digam baboseiras sobre elas.

Espero não dar de cara com mais um mané que vai me dizer que eu não posso tirar fotos boas porque minha câmera não é "profissa". Espero que esses mesmos manés não importunem ninguém mais, ou um "teenage with a nikon" quando estiverem tirando fotos.


Será que Sebastião Salgado um dia foi chamado de "teenage with a nikon"? Estou curiosa.


5 comentários:

  1. Muito bem, garota! Maturidade, profissionalismo, ética e vontade de aprender sempre mais, fazem o fotógrafo.Um bom equipamento é ótimo, mas conhecimento é tudo.Parabéns pela postagem e continue sendo firme e fiel a seus princípios.

    ResponderExcluir
  2. Sei lá. Acho que uma câmera daqueles bem caras faça um super trabalho, mesmo se o cara não tenha lá tanta experiência.

    ResponderExcluir
  3. O mimimi é tão grande que chega ao ridículo. Isso sem falar nos fotógrafos de eventos que faltam bater na gente quando vamos usar nossos simples celulares ou câmeras para fotograr nossos amigos. Um saco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, bem assim mesmo. Fui convidada para um casamento para fazer as fotos da preparação. Só faltaram me linchar!

      Excluir
    2. Pior que é assim mesmo. Dá até raiva. Kd a boa educação?

      Excluir

Caso comente anônimo, diga seu nome! =)