14 de ago. de 2010

Lugares Exóticos



Conhecer a Romênia em apenas 6 dias – como tentamos fazer – é impossível, mas é fácil admirar os romenos após apenas algumas horas da sua chegada. É um país de múltipla identidade e de múltiplas paisagens, cores, sabores e sons. É caótico. Barulhento. Festeiro. Um tanto, posso arriscar dizer, brasileiro.

“A Transilvânia (em romeno Transilvania ou Ardeal, em húngaro Erdély, em alemão Siebenbürgen) é uma região histórica da Europa Central que constitui a zona centro-ocidental da Romênia. A sua capital é a cidade de Cluj-Napoca. A região é mundialmente conhecida graças a Vlad Ţepeş, o Drácula, nascido na localidade de Sighişoara e príncipe da Valáquiadurante a Idade Média – séc. XIV. Consequentemente, a região é a "Meca dos vampiros".”
Wikpedia, adaptado.




 A Transilvânia era um "país" que pegava uma parte da região da atual Hungria e Romênia.

Algumas coisas sobre a Romênia:

A capital da Romênia é Bucareste. De acordo com o que pesquisei, a maioria é católica, mas na verdade, acho que tem uma grande parte de ciganos também. É um lugar muito pobre e não é visto com bons olhos pelos outros países europeus em relação a política.
Em número, lá tem 238.391 km2 e o clima é Temperado Continental. Nos verões, temperaturas de mais ou menos 22° e nos invernos, em média, uns 0°. Então, para aqueles que gostam de um clima frio-não congelante a Romênia é um bom lugar para..visitar! Não morar, viu? É um lugar muito pobre, que de acordo com um Atlas da National Geographic, é o seguinte:

*154 automóveis por mil habitantes.
*69 computadores por mil habitantes 
*1,9 médicos por MIL HABITANTES! 
 *7 leitos hospitalares para cada mil habitantes... Isso é triste! A quantidade de pessoas que moram no campo é quase a metade! Muita coisa!
 Aqui diz "Forma de governo: República com forma mista de governo", mas na verdade é um país com a lei e política complicada...
O PIB per capta é de U$1.300, mas, mesmo sendo o que "dá para viver", a renda é muito mal distribuída.



Eu queria ir para Bucareste, Cluj-Napoca ou Brasov, mas tudo isso é..estranho. Ir, somente para visitar. É uma cultura muito interessante, sabia? Dá para fazer umas boas pesquisas! Todos que vão para lá falam que os romenos são parecidos com os brasileiros, em físico. Mas, na verdade, a cara do Brasil está mudando... Há 30 anos, poderíamos dizer que o tipo do Brasil é "cabelos cacheadinhos, pele escura e povo baixo". Agora, "pele morena, cabelos lisos e povo alto". Parece zueira, mas não é não! Sério! E na Romênia, o povo é baixo, cabelo liso, moreno e escorrido, pele morena/branquíssima.

Enfim, aí está um lindo lugar cheio de cultura para se visitar!

Um comentário:

  1. Tenho muita vontade de conhecer a Romênia e pouca grana...rsrs.

    ResponderExcluir

Caso comente anônimo, diga seu nome! =)